domingo, 4 de dezembro de 2011

COMUNICADO

NÃO DEIXE DE ACESSAR O BLOG SAGRADAS CHAGAS, ESTAREMOS FAZENDO A COBERTURA DA PASSAGEM DA CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ) EM BARREIAS, NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 05/12/2011.

PROGRAMAÇÃO PARA A PASSAGEM DA CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DO DIA 05/12/2011

Dia 05/12 às 14h – Chegada em Cristópolis (permanência até às 16h30m).
17h30min – Chegada em Barreiras – concentração na Câmara de Vereadores.
Segue em Via-Sacra com 3 paradas:
1ª parada: Câmara de vereadores,
2ª parada: Prefeitura,
3ª parada: Catedral
19h – Encerramento com a Santa Missa.

TEMAS PARA AS PARADAS.
1ª Parada:
(condenação) Fazer memória da JMJ – o que foi, a caminhada da juventude.
Paixão: mostrar a realidade que leva à morte da juventude (situações, econômica, política, social).
2ª Parada: (Morte): Usar as sete frases que Jesus usou no caminho do Calvário. A questão das causas de morte da juventude lembradas na primeira estação. Lembrar a violência, das drogas e outras coisas que levam à morte. Com citações bíblicas iluminar os fatos da vida (leitura orante)
Lembrar a dores de Nossa Senhora com o sofrimento de seu filho e as dores das Marias de hoje.
3ª Parada: (ressurreição) Sinais de vida. (usar cartazes, banners, plantas como sinal de vida).

Depois da visita na Diocese de Barreiras os símbolos da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora seguem para a Diocese de Barra-BA.

HISTÓRICO DA CRUZ JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

 “Meus querido jovens, na conclusão do *Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Beato João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
O grande movimento iniciado pelo Beato João Paulo II – a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) recebeu desse grande Papa, uma Cruz como símbolo. Esse movimento tem como objetivo a evangelização da juventude, a fortificação de sua fé e, momento de intensa catequese.
A Cruz foi adotada logo no início do cristianismo, como símbolo da fé expressão de piedade e compaixão e também os gestos e atitudes, inspirados nela, enriquecem a liturgia e simbologia cristãs.
O Filho de Deus não vem sozinho, junto bem Maria, presença materna, testemunho de entrega, Mãe de Deus, representada pelo Ícone de Nossa Senhora.
 “Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como ao apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).
A primeira Jornada aconteceu em 1986, fruto de um chamado especial do papa João Paulo II aos jovens do mundo inteiro, desde então já foram realizadas 26 Jornadas, que acontecem anualmente nas dioceses no Domingo de Ramos. No entanto a cada dois anos acontece algo memorável, ela é realizada em nível Mundial, jovens católicos do mundo inteiro deixam suas nações com o intuito de Celebrar o Cristo em comunhão com o Papa.